Google+ A Onda Criativa: O sistema educacional e a criatividade

O sistema educacional e a criatividade

Por definição, a escola é uma instituição concebida para o ensino de alunos sob direção de professores. Neste sistema formal de educação, geralmente obrigatório na maioria dos países, foi estabelecido que os estudantes progredissem através de uma série de níveis escolares sucessivos. (ref.)

Tradicionalmente o conteúdo das salas de aulas preza pelo aprendizado e armazenamento de informações baseado em soluções exatas. O mundo mudou, e considerando que a sociedade está em constante evolução, atualmente em uma velocidade tremenda, notar que nada mudou na forma que as escolas funcionam é de se preocupar.

O mundialmente renomado especialista em educação e criatividade, Sir Ken Robison apresenta no vídeo abaixo, uma palesta sua sobre como mudar os paradigmas da educação,   adaptada em uma incrível animação. Veja o vídeo antes de continuar.



Um exemplo de inovação na forma de ensino, principalmente no ambiente escolar como maior forma de aprendizagem, a escola Vittra Telefonplan, situada em Estocolmo, Suécia, se destaca. Eles acreditam que se as crianças tiverem um ambiente de estudo criativo aprenderão do jeito delas.

Projetada pelo escritório de design, Rosan Bosch, que também criou o Escritório da Lego, as salas não possuem divisões, e são separadas apenas por cinco ambientes: a Caverna (um espaço reservado para concentração e privacidade), o Laboratório (experiências e trabalho prático), a Fogueira (aulas em grupo e socialização), o Furo (um lugar para encontros e impulsos), e a Arena (um lugar para mostrar e discutir o que foi aprendido). Veja imagens:






Compartilho da opinião de Sir Ken Robinson que em outra de suas apresentações, disse que a criatividade, hoje, é tão importante na educação quanto alfabetização e, devíamos tratá-la com a mesma importância.
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os mais vistos da semana